Tendo em vista o anúncio oficial do MS de que no Brasil já passam de 30 casos confirmados, decidimos contribuir com mais informações sobre a transmissão e os cuidados que se deve ter com o corinavirus.

Como o coronavirus é transmitido?
A transmissão do novo coronavírus ocorre pelo contato com o vírus, que é transportado por gotículas expelidas pela fala, tosse ou espirro de pessoas doentes. A infecção se dá quando estas gotículas entram em contato com a mucosa dos olhos, nariz e boca.
Estas gotículas com o vírus podem estar presentes no ar, ao serem expelidas, ou podem estar sobre superfícies contaminadas, como o rosto ou mãos, e objetos, como maçanetas, botões de elevador, corrimão, e apoios em transporte público, por exemplo.

Que produtos de limpeza matam o coronavirus?
O novo coronavírus, que causa a doença do Covid-19, pode ser morto por produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão. Por isso, é de grande importância e eficácia que se tome como hábito lavar constantemente as mãos e o pulso, com água e sabão, ou com álcool em gel. O álcool e a água sanitária podem ser utilizados também para a limpeza de superfícies.

Quais são os sintomas da doença causada pelo novo coronavirus?
A doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, apresenta sintomas variados. Os mais comuns são tosse seca, febre (acima de 37ºC) e cansaço, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Qualquer suspeita ou comprovação destes sintomas, evite contato com mais pessoas e procure imediatamente uma unidade de saúde mais próxima. Você pode ligar para o 136, que é o número oficial do Ministério da Saúde para o assunto.

© 2016 - Nossa Senhora das Graças