O equipamento, um ventilador mecânico padrão, invasivo e não invasivo, que é fabricado para uso em apenas um paciente, recebeu uma adaptação sugerida em um estudo técnico feito por profissionais da Sociedade de Urgência e Emergência (Universidade de Detroit – Michigan), em 2006. “A single ventilator multiple simulated patients to meet disaster surge”, onde a peça passa a suportar pelo menos dois pacientes e podendo chegar a quatro em casos de extrema necessidade.

O respirador reconfigurado foi testado com sucesso pela equipe de urgência e emergência do HNSG, em Canoas, RS, sob a coordenação do médico chefe da UTI, Dr. Emmanuel Rath Bonazina e os fisioterapeutas Marcio Ramos Laguna e
Andre Hoerbe Bacchin. O equipamento precisa ainda de aprovação técnico-científica para implantação, mas vale a iniciativa dos profissionais na luta contra a pandemia da Covid-19.

O graças completa um ano com a gestão da ABSM, Associação Beneficente São Miguel, chancelada sob contrato com a ABC, Associação Beneficente de Canoas, mantenedora do hospital. O vídeo contendo as explicações de como funciona e de onde veio a ideia estão na página do Hospital Nossa Senhora das Graças Canoas, no facebook.

O presidente da ABSM, o médico oncologista Rafael França ressalta que “esse é um momento de não pensar em si ou em méritos para poucos, mas trabalhar por todos, , apresentar sugestões e possibilidades de nos fortalecermos nesta luta contra a covid-19”, conclui França.

ASSISTA O VÍDEO D REPORTAGEM DA RBSTV – BOM DIA RIO GRANDE DE 24-03-2020
Link: https://globoplay,globo.com/v/8425852

© 2016 - Nossa Senhora das Graças