A reunião desta segunda-feira (23) do Comitê Municipal de Combate ao novo coronavírus reforçou a importância das medidas de isolamento domiciliar, principalmente de idosos e crianças e trouxe novas medidas e orientações importantes à população.

Segundo médico Glauco Konzen, que representa no comitê o Hospital Nossa Senhora das Graças – HNSG, disse que já estão chegando pacientes com casos graves de todas as idades nas UTI´s dos hospitais gaúchos, e a situação requer ainda mais atenção e comprometimento de todos, principalmente para os próximos dias onde os casos vão aparecer com maior intensidade.

Em Canoas o HU será o hospital de referência para os casos de coronavírus, mas em vários postos de saúde, no HU, no HPS e no Graças, serão montadas tendas tipo hospital de campanha para triagem de pacientes suspeitos da Covid-19. Alem de verificações externas com pontos tipo “drive trhu”, ou seja: quando a pessoa não precisa sair do carro para a verificação de temperatura corporal, por exemplo.

Konzen informou também que há canais de contato com os governos estadual e federal no sentido de monitorar e manter abastecidas as demandas de EPIs, que são equipamentos utilizados pelos profissionais de saúde em atividade (máscaras, luvas, óculos, aventais, etc).

Outra medida é a composição de uma força tarefa da prefeitura para auxiliar no deslocamento dos funcionários e colaboradores até os hospitais, isso devido à falta de transporte público, e para que não haja ausência de profissionais nas unidades de saúde.

FIQUE EM CASA – Mas o maior reforço de todos, salienta o presidente da ABSM, o gestora do Graças, o médico Rafael França, é que “a população coopere fortemente permanecendo em suas casas! Se isso ocorrer teremos menor impacto na curva de ascensão do vírus – que nos próximos dias deverá se ampliar muito rapidamente”. França informa que o Graças passará a emitir boletins por telefone para as famílias que tem pacientes internados, para que os mesmos façam o acompanhamento sem precisar sair de suas casas.

COMPOSIÇÃO DO COMITÊ – Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal da Saúde; Secretaria Municipal de Relações institucionais e Comunicação; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social; Fundação Municipal de Saúde de Canoas; Procuradoria Geral do Município; Representantes dos Hospitais e Gestores de Saúde.

© 2016 - Nossa Senhora das Graças