Mesmo que o Graças não atenda casos de Covid-19, desde janeiro deste ano o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital vem se dedicando à criação de ações voltadas para o atendimento da doença.

Somente no mês de Abril, nos dias 8 e 9, e na semana seguinte, nos dias 14, 15 e 16 aconteceram sucessivos treinamentos no auditório da Instituição com foco na conduta e uso de equipamentos e vestes dos profissionais de saúde. Cuidados em coletas de exames, condução de pacientes, colocação e retirada de EPIs, trato com pacientes em óbito, entre outras situações vigentes. Participam equipes de enfermagem, médicas e demais colaboradores de apoio dos três turnos (manhã, tarde e noite).

De acordo com a responsável técnica pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Graças, a enfermeira Fernanda Baldassari, foi criado também um manual institucional baseado nas recomendações da ANVISA, CDC e OMS que norteia as ações definidas conforme cenário de risco. “Essas medidas e ações, tranquilizam tanto os profissionais quanto os pacientes, para que o atendimento seja sempre seguro, consciente e atualizado conforme cada necessidade. Caso seja preciso atender pacientes da covid, estaremos prontos”, finaliza ela.

© 2016 - Nossa Senhora das Graças