Profissionais de saúde de três hospitais foram homenageados nesta segunda-feira (21), na abertura da Semana de Canoas, que marca o 82º aniversário do município, pelo seus trabalhos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Representando o Nossa Senhora das Graças, receberam a Medalha Pinto Bandeira, principal honraria da cidade, a enfermeira Carem Schuquel Keenan, gerente assistencial da instituição, e o médico Ednilson Lautenschlager, clínico-geral no Ambulatório Pós-Covid. Também foram agraciados os profissionais dos hospitais Universitário e de Pronto Socorro de Canoas.

O HNSG diagnosticou um dos primeiros casos da doença em Canoas, ainda em março de 2020: um paciente com histórico de viagem a outro estado, que ficou em isolamento social e, ao ter piora do quadro, foi internado em Porto Alegre. Desde então, o hospital criou e ampliou leitos de clínica médica e UTI exclusivos para atendimento à Covid-19, tratando cerca de mil pacientes internados desde abril de 2020. Em junho deste ano, passou a funcionar nas dependências do Graças o Ambulatório Pós-Covid, para pacientes encaminhados pelas unidades de saúde do município. O serviço já recebeu mais de 50 pacientes, gerando cerca de 100 atendimentos, entre a primeira consulta clínica e encaminhamentos a especialistas.

As medalhas foram entregues pelo prefeito Jairo Jorge, que destacou o papel dos profissionais de saúde na linha de frente. Ele saudou ainda a memória dos 1.493 canoenses que perderam a vida para a doença.

Os representantes do Graças

Carem Schuquel Keenan, enfermeira graduada pela Unisinos e especialista em Saúde Pública, atua há 11 anos no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde hoje ocupa o cargo de Gerência Assistencial. Mãe de duas filhas, teve a família acometida pela Covid-19, e com garra segue atuando diariamente no enfrentamento à pandemia.

Ednilson Lautenschlager é médico formado pela Universidade Federal de Pelotas. Vive em Canoas desde 1997, quando ingressou no corpo clínico do HNSG. Especialista em Gastroenterologia, Endoscopia e Clínica Médica, se dedica ao atendimento de pacientes como clínico-geral. Atuou no combate à pandemia em UTI e hoje responde pelo primeiro atendimento aos pacientes encaminhados ao Ambulatório Pós-Covid.

© 2016 - Nossa Senhora das Graças