Fundado em 29 de junho de 1962, o Hospital Nossa Senhora das Graças chega aos 59 anos como centro de referência em saúde para Canoas e mais de 80 municípios da região metropolitana. Entendendo que ainda não seja o momento para festa, diante das perdas pela pandemia da covid-19, mas sim de reflexão e agradecimento ao trabalho dos colaboradores diante de tamanho desafio, a data foi marcada nesta terça-feira (29) por um Ato Interreligioso. Foram ouvidas palavras de fé e esperança, proferidas pelo vigário episcopal de Canoas e região, padre Francisco Grasselli, e pelo pastor Evandro Viana, da Igreja Embaixada da Fé.

Quem conduziu o evento foi o presidente da Associação Beneficente de Canoas, mantenedora do hospital, Luis Antonio Possebon, prestigiado pela gerente assistencial, Enf. Carem Schuquel Keenan, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Ana Maria Viezzer, o secretário especial de Integração Institucional, Alessandro Bazzanello, representando a administração municipal, e dezenas de colaboradores do Graças. Possebon destacou a força do HNSG no enfrentamento à pandemia, com simplicidade e empatia. “Pedimos que Deus nos abençoe, que a Nossa Senhora das Graças nos proteja e nos mostre o caminho nestes momentos difíceis.”

Gestores do HNSG, voluntárias da Liga e os convidados da celebração pelos 59 anos do hospital

O padre Francisco lembrou que o hospital é um local onde as pessoas já chegam aflitas, e esta carga emocional afeta ainda seus colaboradores e suas famílias, que se preocupam com seu bem-estar. “Vocês estão aqui para tratar doenças, mas também podem ser atingidos por elas. Mas temos que focar nas palavras da Bíblia, que por 365 vezes usa a expressão ‘não terás medo’, uma para cada dia do ano.”

Já o pastor Evandro relembrou sua própria experiência, de ter perdido o pai recentemente, sob cuidado hospitalares e do SUS. “Temos que procurar ser os melhores naquilo que conseguimos controlar e, diante da impossibilidade, agradecer. Agradecer a Deus pelos 59 anos do Graças, por fazer parte dessa história. E, se não em Deus, no universo, nas instituições, nas pessoas e no amor.”

O secretário Alessandro revelou que nasceu no HNSG e se comprometeu com seus colaboradores a saudar esta história e agradecer ao hospital e as pessoas que fazem a diferença aqui, servindo a comunidade há 59 anos. Ao final, os religioso ofereceram uma bênção à instituição e rezaram o Pai Nosso com os presentes.

Doação de cobertores
Logo após a celebração, o administrador do Nossa Senhora das Graças, Possebon, recebeu a doação de 120 cobertores da rede de postos de combustíveis DFG. A entrega chegou em boa hora, no dia mais frio do ano. Os representantes da empresa, Georgia, Pierre e Renato, também se comprometeram em realizar mais doações para aquecer os pacientes do hospital neste inverno.

Postos DFG fazem doação de cobertores

Refeições especiais
Ainda para marcar o aniversário do Hospital Nossa Senhora das Graças são oferecidas aos funcionários refeições especiais no dia de hoje, no café da manhã, almoço, lanche e jantar. O serviço de Nutrição preparou também um bolo de aniversário, para a sobremesa.

Equipe da cozinha servindo almoço comemorativo

Tags

© 2016 - Nossa Senhora das Graças