Neurofisiologista Dr. Marrone monitora procedimento

Dando seguimento à atualização tecnológica em seu Centro Cirúrgico, a equipe médica do Hospital Nossa Senhora das Graças realizou neste sábado (14) uma cirurgia até então inédita em Canoas. A retirada de um tumor na medula espinhal foi realizada com sucesso com a incorporação de Aspirador Ultrassônico e Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória (MNIO), equipamentos garantidos através da saúde suplementar.

“A utilização dessas técnicas reduz o tempo da cirurgia e o risco de sequelas neurológicas, tornando mais ágil a recuperação pós-operatória”, explica o neurocirurgião Omar Antônio dos Santos, diretor-técnico do HNSG. A lesão medular foi identificada no paciente de 57 anos a partir da piora da força motora nos últimos seis meses, sendo confirmado o tumor intradural através de ressonância e a necessidade de cirurgia. Com os equipamentos, o procedimento pode ser realizado com mais segurança. O paciente passa bem, percebe a diminuição dos sintomas e deve ter alta já nos próximos dias.

O procedimento foi conduzido pelos neurocirurgiões Dr. Omar e Dr. Rafael Modkowiski (foto acima), junto com o neurofisiologista Dr. Carlo Domênico Marrone, equipe cirúrgica que já tem experiência com esse tipo de procedimento.

© 2016 - Nossa Senhora das Graças