O Ambulatório Pós-Covid de Canoas fechou o quarto mês de atendimentos no Hospital Nossa Senhora das Graças consolidando a média de mais de mil atendimentos mensais. Até o final de setembro, foram 4.237 consultas, sessões de terapia e exames oferecidos a pacientes que enfrentam sequelas após a infecção pelo novo coronavírus, em quatro meses de funcionamento.

Exercícios de fonoterapia no Pós-Covid

Em setembro também foram implementadas as consultas e sessões de Fonoaudiologia, uma demanda importante do serviço. Apesar do alto índice de internações prolongadas por Covid-19, a fonoaudióloga Fabíola Trevisan comenta que a maioria dos pacientes atendidos sequer passou por intubação, mas tem queixas de dificuldades para falar (disfonia) e para engolir (disfalgia) e alterações de olfato (anosmia).

“Cada paciente traz um relato diferente, uma alteração que não parece justificada, mas que ocorreu após a Covid-19, como um caso de paralisia unilateral de corda vocal”, comenta. A fonoterapia começa justamente com esse relato das queixas e uma avaliação vocal e da deglutição. Então, é definido o melhor tratamento, de acordo com as alterações observadas, que podem incluir exercícios e terapia respiratória.

Tratamento multidisciplinar para sequelas variadas

O serviço pioneiro da rede pública de Canoas foi inaugurado em junho de 2021 e já recebeu mais de 340 pacientes encaminhados via regulação do Sistema Único de Saúde. Eles passam pelo clínico-geral responsável pelo serviço, Ednilson Lautenschlager (foto acima), que pode encaminhá-los para médicos especialistas, terapias e/ou exames. O serviço conta com pneumologista, cardiologista, neurologista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, exames de laboratório, radiologia, tomografia e eletrocardiograma.

As sequelas observadas nos pacientes que contraíram Covid-19 são muitas e envolvem vários órgãos. Além de fadiga e falta de ar, são observadas dores de cabeça, perda de olfato e paladar, palpitações, tromboses, dificuldades de raciocínio, problemas de memória e até queda de cabelo. Podem envolver também manifestações psiquiátricas, como ansiedade e depressão.

© 2016 - Nossa Senhora das Graças