Para marcar o Dia das Crianças, festejado no feriado de 12 de outubro, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCCC) ofereceu nesta quarta-feira (13) uma atividade voltada a filhos de pacientes oncológicas do Hospital Nossa Senhora das Graças. Cerca de 20 crianças foram recebidas no pátio da instituição, ao lado do Centro de Oncologia, para brincadeiras e um piquenique ao ar livre.

Segundo a psicóloga voluntária da Liga, Iracema Gabardo, que articulou a ação, proporcionar momentos de prazer para as crianças também gera muita alegria às mães, que já passaram por tantas dificuldades. “Se os filhos estão felizes, elas estão felizes. Então, quando propomos essa atividade, todas as voluntárias se mobilizaram e buscaram algo para colaborar com a festa”, comemora.

Além de proporcionar uma festa de Dia das Crianças com direito a presentes, guloseimas e personagens infantis, a ação busca ressignificar o hospital para essas famílias. “É um ambiente de saúde, mas muitas pacientes associam com sofrimento, dizem ‘eu não agüento mais vir aqui’. Então fazer essa celebração neste lugar é dar outro significado, de que também pode ser um local de alegria e cura”, diz Iracema.

Galeria de ex-presidentes

Na última semana, a Liga Feminina de Combate ao Câncer inaugurou em sua sede, no prédio do Centro de Oncologia do Graças, a Galeria de Fotos das Ex-Presidentes. “É uma forma singela de homenagear essas mulheres que ajudaram a escrever a história da LFCCC doando, tão generosamente, horas de suas vidas, realizando um trabalho, extremamente singular, que é a luta contra o câncer”, comentou a atual presidente, Ana Maria Viezzer.

Além de Ana, outras nove mulheres estiveram à frente da entidade, que visa a promover a saúde feminina, através de ações de informação e conscientização sobre o câncer, buscando a educação e a prevenção. A Liga é parceira do HNSG na construção do Centro de Oncologia, inaugurado em 2012.

© 2016 - Nossa Senhora das Graças