HNSG e postos realizam atendimentos em dois sábados voltados à saúde masculina.

Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. Denominado Novembro Azul, o período chama a atenção para a prevenção do câncer de próstata, que acomete milhares de homens, sendo a segunda maior causa de cânceres masculinos no Rio Grande do Sul e no Brasil. Em Canoas, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e as unidades básicas de saúde (UBS) terão mutirões de consultas e cirurgias em dois sábados para atender à saúde dos homens.

No Graças, serão realizadas 41 cirurgias em 20 e 27 de novembro. Já o Dia D da Prefeitura de Canoas será também no dia 20, quando os postos estarão oferecendo, das 8h às 17h, consultas médicas e odontológicas exclusivamente para o público masculino.

Dr. Luciano Zuffo reforça a importância da prevenção

O objetivo é atender pacientes que tiveram consultas e procedimentos adiados em função da Covid-19. O coordenador da clínica São Pietro, que responde pela Urologia no HNSG, Luciano Zuffo, enfatiza que a pandemia mostrou ao mundo a importância de, cada vez mais, cuidarmos da saúde. “Temos que deixar de lado o preconceito e focar na prevenção.”

Fatores de risco

O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade, e a melhor forma de prevenir é manter hábitos saudáveis: dieta equilibrada e com pouca gordura, atividades físicas regulares, índice de massa corporal adequado, consumo moderado de álcool, não fumar e acompanhamento médico regular são medidas que ajudam na prevenção, inclusive de outras doenças crônicas.

“A doença geralmente está ligada ao envelhecimento, então quanto mais cedo for identificada, maiores são as chances de cura”, reforça Zuffo. Na fase avançada, os principais sintomas que indicam o câncer de próstata são: dor óssea, vontade de urinar com frequência e com dor e sangue na urina e/ou no sêmen.

Rede de tratamento

Canoas conta com uma rede de atendimento para acompanhar a saúde masculina e, se necessário, tratar os cânceres que mais acometem os homens. O atendimento inicia nas UBS e, de lá, os pacientes são encaminhados para consultas com urologistas. Em caso de câncer, o paciente passa a ter acompanhamento do Serviço de Oncologia, também no HNSG.

© 2016 - Nossa Senhora das Graças