Expectativa para este ano é ampliar em mais 20% a oferta cirúrgica

Em julho de 2021, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) deu início a novos turnos regulares em seu Centro Cirúrgico, aos sábados. Já em agosto somaram-se os horários noturnos: de segundas a sextas-feiras, das 19h à 1h. Considerando apenas os agendamentos para esses horários, foram realizados 594 procedimentos eletivos e mais 41 durante o mutirão urológico do Novembro Azul, totalizando 635 operações em seis meses. O número corresponde a 8,7% do total de procedimentos realizados no bloco entre julho e dezembro.

“Devido ao colapso no sistema de saúde causado pela pandemia de Covid-19, muitas cirurgias eletivas foram represadas. Com o retorno à normalidade, houve a necessidade de implantar novos turnos para atender a demanda reprimida”, explica o diretor-técnico do HNSG, o neurocirurgião Omar Antonio dos Santos. Em março de 2021, ápice das internações pela doença no hospital, foram realizados apenas 210 procedimentos. A média mensal girava normalmente em torno de 800.

Para dar conta dessa demanda, foram contratados três anestesistas presenciais – um para atuar das 19h à 1h e dois para atender aos sábados, das 7h às 19h – além de uma nova equipe de técnicos com instrumentação cirúrgica. Assim, puderam ser mantidas as operações de urgência e atender demandas ambulatoriais e eletivas. Em novembro, o Centro Cirúrgico passou a contar ainda com uma terceira torre de vídeo para ajudar a qualificar e ampliar sua capacidade. O equipamento auxilia cirurgias feitas através do laparoscópio, pequena câmera introduzida no paciente, e monitor, para guiar a equipe médica.

Metas superadas

A expectativa era chegar a 1,2 mil operações por mês, número superado a partir de agosto. A média mensal, desde o início das cirurgias eletivas noturnas, está em 1.247. Antes, apenas procedimentos de urgência eram realizados nesses horários.

Neste ano, com a abertura de uma nova sala cirúrgica, será possível contar com dez novos horários de procedimentos. “A manutenção dos novos turnos somada a nova sala deverá ampliar em 20% a demanda cirúrgica do Graças”, prevê o diretor-técnico. “Além disso, deverão ser retomados os esquemas de mutirão, conforme a necessidade da rede”, adianta o cirurgião.

Centro Cirúrgico Melton Inácio Both

O Centro Cirúrgico Melton Inácio Both oferece uma estrutura completa e preparada para receber diversos tipos de procedimentos, de média e alta complexidade, para pacientes do SUS, convênios e particulares. Compõem a estrutura o Centro de Materiais Esterilizados, responsável pela higienização e esterilização dos instrumentos cirúrgicos, e a Sala de Recuperação, com 20 leitos.

Já a Clínica Cirúrgica, que presta assistência aos pacientes nas fases pré e pós-operatórias, passou por reforma em junho de 2021 para qualificar e ampliar o atendimento. Com as obras, o número de leitos passou de 17 para 29.

Tags

© 2016 - Nossa Senhora das Graças