Medida soma-se à instalação de 231 painéis de captação de energia solar

Dando sequência a seu plano de eficiência energética, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) realizou neste mês a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes por modelo LED. Este investimento deverá gerar uma economia de até 80% na iluminação dos ambientes internos. A medida se soma à instalação das 231 placas fotovoltaicas, concluída em dezembro do ano passado. O sistema foi sendo implantado aos poucos, em fase de testes, e já alcançou 70% da estimativa de economia gerada na conta de luz.

“O Graças vem trabalhando para otimizar despesas, inclusive na geração de energia, e garantir segurança para a manutenção dos serviços assistenciais, diante da crise energética nacional e do risco de apagões”, aponta o diretor-geral do HNSG, Juliano da Silva. Em agosto de 2021, o hospital adquiriu um gerador que permite seu funcionamento pleno em caso de falta de luz por até 12 horas. O equipamento ainda permite maior eficiência e economia: funcionando em sistema de transferência de rampa, o grupo pode ser acionado em horários de pico, quando a energia na concessionária é mais cara.

A instituição participa do Programa RGE nos Hospitais, firmado entre a concessionária e a Prefeitura de Canoas para a geração de energia limpa, renovável e de baixo custo de manutenção. “Tudo que economizamos aqui será convertido em mais investimentos na saúde, para qualificarmos ainda mais o serviço para a população”, enfatizou o prefeito Jairo Jorge sobre a parceria.

© 2016 - Nossa Senhora das Graças