Dona Maria Diolinda Ferreira de Oliveira se emocionou com o coral que quebrou a rotina da internação

“Um mar de vida”, assim Seu João Batista Fagundes, 79 anos, que está se recuperando de uma cirurgia há cerca de um mês no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), definiu a iniciativa da Prefeitura de Canoas em parceria com a Escola de Violão Charles Daniel – Presença de Palco Solidária de Estância Velha. Muita música, alegria e emoção se misturaram na manhã de sábado (26), na Ala 1, destinada a quadros clínicos. A atividade contou com a participação de jovens e adolescentes que, com seus violões, interagiram com os internos e profissionais de saúde nos corredores dos hospitais, estimulando a participação dos pacientes, ao som de clássicos do sertanejo. O Hospital Universitário também recebeu a visita do grupo.

Para a coordenadora do projeto, Eliane Passos, a atividade traz resultados positivos tanto para os internados como para os alunos. “Além de levar alegria e emoção aos pacientes, o projeto de levar música aos hospitais é uma ação que aumenta a motivação, autoestima e tira o foco das enfermidades, quando eles são envolvidos pela ação. Esse é um dos nossos objetivos e que fazem parte das nossas metas de governo”, lembrou a diretora de projetos especiais do Escritório de Projetos.

Ação também esteve no HU

Idealizador da Escola de Música que leva o seu nome, o músico Charles Daniel destaca que a iniciativa é proveitosa tanto para os alunos, já que promove a comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização dos jovens, quanto para os pacientes que ficam emocionados com o gesto. “Nosso objetivo é justamente despertar nos nossos integrantes que são crianças, adolescentes e jovens, um olhar solidário, uma visão de amor ao próximo, carinho, afeto com os semelhantes, gerando valor através da cultura e da arte na qual eles mesmo realizam”, lembrou.

Internado há uma semana por conta de um cateterismo, Felipe Pchara trabalha como Papai Noel Oficial e destacou que a arte, como a música, faz toda a diferença e mexe diretamente com o emocional de todos que estão ali. “É satisfatório ver uma ação como essa acontecendo. A música traz conforto e faz com que as pessoas consigam internalizar os sentimentos e se sintam mais acolhidas em um momento que, muitas vezes, pode ser difícil em suas vidas. Esse é o encantamento e a magia que eu sempre tento trazer para a minha profissão também”, explica.

O projeto ‘Canoas + Amor’ é coordenado pelo Escritório de Projetos da Prefeitura de Canoas. A iniciativa leva carinho aos pacientes, através da música cantada por crianças para amenizar qualquer sentimento de dor e impotência, oferecendo alegria, conforto, esperança e, principalmente, a vontade de lutar pelo restabelecimento da saúde.

© 2016 - Nossa Senhora das Graças