Um sábado com música para homenagear as mamães, pacientes e profissionais do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). O carinho veio de alunos da Escola do Violão Charles Daniel. Foi a segunda vez que o grupo visitou o Graças para distribuir sorrisos, leveza e esperança. A ação faz parte do projeto Canoas Mais Amor, da Prefeitura de Canoas, por meio do Escritório de Projetos, em parceria com a escola, que é de Estância Velha.

A surpresa trouxe acalento ao coração da paciente Josimeri da Silva Moraes. “A emoção foi grande, pela data especial e pelas lembranças da minha mãe que vieram à mente. Foi maravilhoso”, elogia. Para ela, esse tipo de ação fortalece quem está enfermo, no leito. Um exemplo citado por ela foi a reação de uma senhora com bastante idade, internada no mesmo quarto. “Ela fica sempre bem paradinha, quase não fala. Ao ouvir a música ela aplaudiu e disse “que coisa boa”. Foi uma reação de alegria, de satisfação”.

Pelos corredores e quartos, emocionados e felizes com a iniciativa, alguns pacientes, acompanhantes e funcionários registraram o momento em fotos ou vídeos. Outros demonstraram gratidão por meio de sorrisos e alguns não contiveram as lágrimas. Como a paciente Jurema Castro que com o coração repleto de gratidão não disfarçou a emoção. Além da homenagem pelo Dia das Mães, ela teve direito a um “Parabéns a você” exclusivo, por estar aniversariando. “Essa visita me deixou muito feliz! Hoje faço 75 anos, estou internada há 15 dias e amei a surpresa”, revela.

CALENDÁRIO – Os secretários municipais, da Saúde, Eloir Vial, e do Escritório de Projetos, Joceane Gasparetto, acompanharam a visita. Joceane afirma que o objetivo é proporcionar mais alegria e esperança para os enfermos. “Na véspera de uma data tão especial e importante como o Dia das Mães, não poderíamos deixar de celebrar, oferecer um abraço por meio da música, levando amor, saúde, gratidão e esperança de dias melhores”, desta.

De acordo com o secretário da Saúde, há um calendário organizado para visitas mensais, até o final do ano. “Este é um projeto muito bonito e importante, que nos possibilita mostrar aos pacientes que eles não estão sozinhos”, destaca Vial. O secretário acrescenta que a música relaxa os pacientes e traz benefícios para o psicológico.
A coordenadora da Escola do Violão Charles Daniel, Fabiana Pons, salienta que a música faz bem para alma. “Como diz o velho ditado: quem canta seus males espata”. Ela afirma que a troca realizada em ações como esta faz muito bem para quem recebe e para quem doa carinho e atenção. E é importante para ensinar valores aos alunos.

O projeto, que teve a primeira edição realizada em 26 de março, conta com a parceria das secretarias da Saúde, da Educação e é realizado com o apoio das empresas JJ Serviços Médicos, Padaria e Confeitaria Gonzatti e Presença de Palco – Escola de Violão Charles Daniel. Todos os protocolos de segurança e sanitários são cumpridos.

BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA:

– Estimula o aprendizado e ativa a memória;
– Alivia dores de cabeça e dores crônicas, como as do câncer;
– Libera dopamina, aumentando a sensação de relaxamento e bem-estar;
– Reduz a ansiedade e a angústia;
– Auxilia no controle de sintomas de doenças mentais e neurológicas;
– Baixa a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

CategorySem categoria

© 2016 - Nossa Senhora das Graças