As equipes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, da Associação Beneficente de Canoas (ABC) e do Hospital Nossa Senhora das Graças receberam o vice-presidente do Brasil Hamilton Mourão e sua esposa, Paula Mourão, nesta sexta-feira, 13 de maio. Eles visitaram o Centro Oncológico da cidade, que funciona em parceria com o Graças e é gerido pelo Instituto Kaplan, sendo a única unidade gerenciada pelo instituto no Brasil, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao saudar os presentes, Mourão mencionou que sofreu e sofre por pessoas próximas que enfrentaram o câncer. “Sei muito bem o que acontece quando uma mulher se vê tomada por essa doença e com todos os problemas decorrentes”, destacou. Afirmou que, conhecendo o trabalho das Ligas Femininas de Combate ao Câncer espalhadas pelo país, e em especial a de Canoas, é possível acreditar muito mais na bondade que existe no ser humano. A relevância do trabalho de estimular as mulheres a fazerem os exames preventivos foi outro aspecto ressaltado.

O presidente da ABC, Luis Antonio Possebon, falou da sensibilidade do vice-presidente por escolher visitar a Liga, uma entidade onde as pessoas que sofrem encontram acolhimento e apoio. Ele elogiou o trabalho da presidente da entidade, Ana Viezzer, e de suas colaboradoras e explicou que a ABC é mantenedora do Hospital Nossa Senhora das Graças, que tem 80% do seu atendimento realizado pelo SUS e luta, com recursos escassos, para oferecer uma saúde digna aos canoenses.

Antes dos pronunciamentos, parlamentares das esferas federal, estadual e municipal e outros convidados, reunidos no auditório da Liga, acompanharam a apresentação do vídeo institucional da entidade, que mostra o trabalho desenvolvido desde 1985 e que hoje atende, de forma multidisciplinar, 130 pacientes e suas famílias, além das campanhas, eventos e o esforço constante de fazer com que a informação preventiva chegue ao maior número de pessoas. A presidente da entidade, Ana Viezzer, agradeceu a escolha da Liga para a única visita realizada por Mourão na cidade.

A Associação Pestalozzi de Canoas, a primeira do Brasil a trabalhar com deficiência, com 95 anos de existência, também teve seu vídeo institucional apresentado, destacando o trabalho que hoje beneficia mais de 300 alunos.
Mourão destacou a importância das duas entidades que, voluntariamente conseguem amenizar o sofrimento dos outros. “Vejo aqui um grupo de gigantes”, comentou.

Saiba mais sobre o Centro

O Centro de Oncologia de Canoas foi inaugurado em 2012 e no ano passado, quando o Instituto Kaplan assumiu o gerenciamento, o local foi ampliado. Passou de três para nove consultórios e a média de agendamentos, em 2021, saltou de 680 para 850. Foram 21.466 atendimentos. Uma importante conquista, porque o paciente com câncer precisa de acesso rápido e facilitado à consulta e ao tratamento.

This is Photoshop’s version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.
Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctor, nisi elit consequat ipsum, nec sagittis sem nibh id elit.
Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit. Nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare odio. Sed non mauris vitae erat consequat auctor eu in elit.

CategorySem categoria

© 2016 - Nossa Senhora das Graças