Mesmo sem saber, inúmeras pessoas podem ser portadoras de hepatites. Em muitos casos, essas doenças silenciosas não apresentam sintomas. Sendo assim, a consulta médica e a realização de exames são fundamentais para o diagnóstico precoce.

O médico do Hospital Nossa Senhora das Graças, Ednilson Lautenschlager, explica que as Hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus  e que os tipos B e C podem causar doenças graves como cirrose e câncer. “A hepatite pode levar à morte”, alerta. Por ser uma doença silenciosa, no caso das hepatites B e C sempre incluir no seu check-up a solicitação de marcadores de hepatite.

O profissional enumera os sintomas: dor abdominal, cansaço, enjôo, vômito, febre, tontura e icterícia (quando a pele e outros órgãos apresentam coloração amarelada). Mas, de acordo com o médico, as hepatites virais podem se assintomáticas.
Hepatite A

Sua transmissão se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelo vírus e pelo contágio oral- fecal. Importante ingerir água tratada ou fervida, lavar bem frutas, verduras e legumes, cozinhar bem os peixes, mariscos e crustáceos e higienizar as mãos após usar o banheiro. A vacinação de crianças de 15 meses a menores de cinco anos é uma forma de prevenir e a está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Hepatite B
Sua transmissão se dá por relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de materiais no uso de drogas injetáveis, inaladas e pipadas e uso de materiais como alicates de unha, aparelhos de barbear e depilar, instrumentos de tatuagem e piercings, materiais cirúrgicos ou odontológicos. Esse vírus pode ser transmitido da mãe para o bebê durante a gestação e parto, por isso a vacina é recomendada para todas as gestantes. Também está disponível no SUS a todos os cidadãos. As crianças devem se vacinar ao nascer e aos 2, 4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são recomendadas três doses.

Hepatite C
Sua transmissão se dá da mesma forma que a Hepatite B. Como não há vacina para esta hepatite, as melhores formas de se prevenir são através do uso de preservativos em todas as relações sexuais e o não compartilhamento de materiais contaminados. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e faça o teste rápido. Quem recebeu transfusão antes de 1993 também corre o risco de ter sido contaminado.

CategorySem categoria

© 2016 - Nossa Senhora das Graças