Este mês é dedicado a duas campanhas de saúde: o Fevereiro Roxo, que alerta sobre lúpus, Alzheimer e fibromialgia, e o Fevereiro Laranja, que alerta sobre leucemia e a importância da doação de medula óssea. Divulgar informações sobre sintomas, tratamentos e formas de prevenção ajuda na compreensão e no apoio a quem tem essas condições que podem ser bastante debilitantes.

Lúpus: É uma doença autoimune. O organismo produz anticorpos para combater doenças, mas no caso do lúpus esses anticorpos atacam o próprio tecido saudável. Isso pode resultar em inflamação e danos em vários órgãos e tecidos. A causa exata é desconhecida, mas estresse, lesões no DNA, sistema imunológico anormal e predisposição genética podem desencadear a doença. O tratamento depende da gravidade da doença e dos sintomas. Para as pessoas que vivem com lúpus, é importante ter um bom acompanhamento médico, evitar fatores de estresse, manter uma boa nutrição e praticar atividades físicas regulares.

Alzheimer: É uma doença neurodegenerativa que afeta o cérebro, causando perda de memória, mudanças de comportamento e dificuldade em realizar tarefas simples. É uma das formas mais comuns de demência e é geralmente associada ao envelhecimento. As causas exatas ainda são desconhecidas, mas há evidências de que fatores genéticos e de estilo de vida possam contribuir para o desenvolvimento da doença. Até o momento, não há cura para o Alzheimer, no entanto existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Para reduzir riscos é importante manter uma dieta saudável e equilibrada, praticar atividade física regularmente, manter uma boa saúde mental e evitar o consumo excessivo de álcool.

Fibromialgia: É uma condição que causa dor muscular crônica e fadiga. Afeta cerca de 5% da população mundial e é mais comum em mulheres. Sua causa exata é desconhecida e os sintomas incluem dor muscular em todo o corpo, fadiga, insônia, dificuldade em concentrar-se e dor de cabeça. O tratamento pode incluir medicamentos para aliviar a dor, terapia física, acupuntura, terapia ocupacional e psicoterapia. Viver com a fibromialgia pode ser desafiador, mas há coisas que você pode fazer para ajudar a gerenciar os sintomas. Isso inclui manter uma boa rotina de sono, fazer exercícios físicos, evitar o estresse e procurar apoio de amigos e familiares. Contar com um profissional de saúde para encontrar o tratamento certo é parte importante para gerenciar essa condição.

Leucemia: É um tipo de câncer do sangue. A doença afeta os glóbulos brancos do sangue, conhecidos como leucócitos, e produzem células doentes na medula óssea. A imunidade do paciente fica prejudicada e, em decorrência disso, aparecem infecções. Conforme orientação dos especialistas, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são imprescindíveis para aumentar as chances de cura.

Por que é importante a doação de medula óssea? A doação de medula óssea pode ser a única chance de cura para pessoas com doenças sanguíneas graves, como leucemia e outros tipos de cânceres. O processo de doação é relativamente simples e indolor e o primeiro passo é se registrar como doador no Hemocentro do Estado do Rio Grande o Sul (telefone 3336-6755 / e-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br).

Fonte: gov.br/ federacaors.org.br

CategorySem categoria

© 2016 - Nossa Senhora das Graças