
Neste 30 de outubro, Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), as equipes da Assistência do Hospital Nossa Senhora das Graças promoveram ações de alerta e capacitações voltadas às equipes da Enfermagem. Segundo estimativas, uma em cada quatro pessoas sofrerá um AVC durante a sua vida. E 90% dos casos podem ser evitados, alertaram as médicas Larissa Claudino e Laura Rossi, nas palestras realizadas para as equipes de enfermagem, com o título “Manejo do AVC na Emergência”.
O Graças é referência no atendimento de casos de AVC, por esta razão é fundamental que toda equipe assistencial entenda o que ocorre com o paciente que chega ao hospital com a alteração do fluxo sanguíneo. Essa alteração ocasiona a morte de células nervosas da região cerebral atingida e o tempo é fator determinante no tratamento. “A cada minuto do AVC, um milhão de neurônios está morrendo e a triagem para reconhecer os sintomas que indicam que o paciente pode entrar no protocolo de AVC é fundamental”, afirmou Drª Larissa.
O AVC foi a primeira causa de mortalidade do mundo por três décadas consecutivas e hoje ocupa na segunda posição. Na opinião do enfermeiro Douglas Elizandro, essa queda ocorreu por causa dos treinamentos e do conhecimento sobre a terapia trombolítica disponível no Sistema Único de Saúde. “As capacitações são para fortalecimento desse tratamento tão importante”, afirma Douglas, um dos organizadores da ação, juntamente com as colegas, também enfermeiras, Isadora Oliveira e Bruna Kraus.
PIT STOP DA SAÚDE – A programação contou ainda com o Pit Stop da Saúde, onde os colaboradores e visitantes foram convidados a ouvir orientações sobre os sinais do AVC, a fazer a medição do Índice de Massa Corporal (IMC), averiguar a pressão arterial, bem como receber informações sobre a importância da prática de exercícios e da alimentação saudável.
O colaborador Cristiano Dias Vargas, analista de Manutenção Eletrônica, elogiou a iniciativa. Ele conta que cuida da própria saúde, mantém a alimentação balanceada e pratica exercícios físicos regularmente. “Acho esse tipo de ação fundamental para que a gente se lembre da importância de cuidar da própria saúde”. O segurança Marcelo Correa da Silva também não perdeu a oportunidade e verificou a pressão. “Está 120×80 mmHg, normal”, comemorou.
A programação do Dia Mundial do AVC contemplou os colaboradores dos três turnos. Além das médicas, as participações dos profissionais da Nutrição e da Fisioterapia, nas aferições, foram fundamentais na realização desta ação do Graças