Quem Somos

O Hospital Nossa Senhora das Graças é um centro de referência em saúde na região metropolitana de Porto Alegre.

Atende mais de 700 pacientes por dia no Pronto Atendimento/SUS e na Emergência para Convênios e Particulares. Possui ampla e qualificada área destinada ao atendimento de convênios e particulares, com excelência e qualidade.

A Gestão

Desde Abril de 2019 o Hospital está sendo administrado pela Associação Beneficente São Miguel (ABSM) que, através de contrato de comodato com a mantenedora a Associação Beneficente de Canoas (ABC), vem aplicando um modelo de gestão moderno e técnico com resultados quantitativos e qualitativos já reconhecidos tanto pelo poder público, quanto pela comunidade e por seus colaboradores.

A Associação Beneficente São Miguel – ABSM, inscrita sob CNPJ Nº 10.485.331/0003-84, com sede na Avenida Independência, nº 270, Centro Histórico, em Porto Alegre, RS, é formada por Técnicos, Pesquisadores Especialistas com notório saber em Serviços, Projetos e Soluções com Inovações Tecnológicas em Saúde. Promove Saúde de excelência com ações técnicas, organizacionais e transparentes. Aplica modelo de Gestão compartilhada em consonância com a Política Nacional de Humanização da Saúde.

A Mantedora

A Associação Beneficente de Canoas (ABC), mantenedora do Hospital Nossa Senhora das Graças foi fundada em 6 de julho de 1948 com o objetivo de prover obras de caridade em benefício da comunidade, com atuação na assistência à saúde, atividades sociais, culturais e científicas. Seus associados, representam três órgãos: Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Regulamentada a partir de seu estatuto, define direitos e deveres de seus representantes, em consenso geral.

Resgate Histórico

Inicia-se em 6 de julho de 1948 em Canoas a história da Associação Beneficente de Canoas, a ABC. Ela passa a ser representada conforme seu estatuto em três sub-orgãos: a Diretoria, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal. Uma das primeiras iniciativas expressivas dos diretores da ABC foi a conquista do terreno onde hoje está localizado o Hospital Nossa Senhora das Graças. A área foi doada pelo médico Décio Rosa, por meio do 2º vice-presidente da ABC, Fioravante Milanez.

Os membros da ABC também foram responsáveis pela promoção de diversas campanhas beneficentes e festas populares em favor do Hospital. O grupo lançou ainda o “Livro de Ouro”, que tinha como objetivo recolher assinaturas e verbas destinadas a instituição. Como se vê a história da ABC confunde-se com a do hospital. A primeira diretoria em julho de 1948 – Nelson Paim Terra, presidente; Frederico L. Machemer, vice-presidente; Vicente Cláudio Porcello, 1º Secretário; Luis Carlos Vargas, 2º Secretário; Timóteo Morsch, 1º Tesoureiro e Nelly Requer, 2º Tesoureiro.