HNSG

Quem Somos

Inaugurado em 29 de junho de 1962, o Hospital Nossa Senhora das Graças é um centro de referência em saúde na região metropolitana de Porto Alegre.

Atende mais de 18 mil pacientes por mês no Pronto Atendimento SUS e na Emergência para Convênios e Particulares. Possui ampla e qualificada área destinada ao atendimento de convênios e particulares, com excelência e qualidade. É referência para 43 municípios da região.

 

Gestão

Desde outubro de 2020, o Hospital Nossa Senhora das Graças está sob administração do município de Canoas, que vem implementando ações para a qualificação da gestão e da assistência aos pacientes. Seu atual administrador é o presidente da Associação Beneficente de Canoas (ABC), mantenedora da instituição, Denério Rosales Neumann.

A Mantenedora

A Associação Beneficente de Canoas (ABC), mantenedora do Hospital Nossa Senhora das Graças, foi fundada em 6 de julho de 1948, com o objetivo de prover obras de caridade em benefício da comunidade, com atuação na assistência à saúde e em atividades sociais, culturais e científicas. Seus associados representam três órgãos: Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Regulamentada a partir de seu estatuto, define direitos e deveres de seus representantes, em consenso geral.

Resgate Histórico

Inicia-se em 6 de julho de 1948 a história da Associação Beneficente de Canoas (ABC), representada conforme seu estatuto em três sub-orgãos: a Diretoria, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal. Uma das primeiras iniciativas expressivas dos diretores da ABC foi a conquista do terreno onde está localizado o Hospital Nossa Senhora das Graças. A área foi doada pelo médico Décio Rosa, por meio do 2º vice-presidente da ABC, Fioravante Milanez.

Os membros da ABC também foram responsáveis pela promoção de diversas campanhas beneficentes e festas populares em favor do Hospital. O grupo lançou ainda o “Livro de Ouro”, que tinha como objetivo recolher assinaturas e verbas destinadas à instituição. Como se vê, a história da ABC confunde-se com a do hospital.

Primeira Diretoria (1948): Nelson Paim Terra, presidente; Frederico L. Machemer, vice-presidente; Vicente Cláudio Porcello, 1º Secretário; Luis Carlos Vargas, 2º Secretário; Timóteo Morsch, 1º Tesoureiro; e Nelly Requer, 2º Tesoureiro.

plugins premium WordPress